Invista em uma startup de logística que já realizou mais de 100 mil entregas, impactando 1,6 milhão de consumidores, em favelas, regiões ribeirinhas e áreas rurais. Mais que encomendas, a naPorta entrega dignidade, empoderamento e conveniência para as comunidades.
As favelas movimentam grande volume de capital: são pelo menos R$ 180 bilhões movimentados nas comunidades todos os anos por 36,2 milhões de brasileiros. 69% dos moradores de regiões periféricas afirmam que já deixaram de comprar online por não ter a opção de receber em casa. Pior: apenas 2% das favelas estão no mapa do e-commerce.
Com um potencial de consumo via e-commerce de R$ 81 bilhões ao ano, sendo R$ 9,9 bilhões apenas nas 15 maiores favelas do país, o problema se tornou oportunidade de negócio. Juntas, as favelas representariam o quarto maior estado do Brasil.
A naPorta funciona como uma opção de logística as a service. Ou seja, as varejistas contratam a solução para poder entregar em regiões desatendidas. São e-commerces como Shopee, Mercado Livre, C&A, Riachuelo e outras que utilizam o serviço para chegar em 83 localidades no Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 1 ano de operação a naPorta já impactou cerca de 1,6 milhão de consumidores, gerou oportunidades para mais de 100 pessoas, injetou cerca de 300 mil reais nas comunidades que atua e está presente em 83 localidades entre Rio de Janeiro e São Paulo. Para se ter uma ideia da demanda, a naPorta se tornou o terceiro maior parceiro logístico da C&A com apenas 8 meses de operação, processando mais de 14 mil mercadorias.
A receita da operação cresceu 57% do segundo semestre de 2022 para o primeiro de 2023. Comparado ao primeiro semestre de 2022, a receita quase triplicou. O número de clientes cresceu 400%, de 3 para 12, do primeiro semestre de 2022 para 2023.
Com muita tecnologia, a naPorta integra, via API, seu sistema ao varejista, faz roteirização de carga e entrega uma possibilidade de ponto de retirada, entrega agendada e last mile ao varejista. Tudo isso é possibilitado através de agências licenciadas – unidades exclusivas da naPorta, instaladas em contêineres – operadas 100% por moradores locais nas adjacências da comunidade que deseja atender. Para resolver o problema dos endereços sem CEP, utiliza o CEP Digital desenvolvido em parceria com o Google.
A naPorta é uma logtech de impacto que atua como uma solução de Logistic as a Service (LaaS) para grandes clientes, como Shopee, Mercado Livre e C&A. A startup resolve os problemas de entrega oferecendo uma solução completa para os clientes acessarem regiões restritas, como favelas, zonas rurais e ribeirinhas.
A naPorta entrega – além de encomendas – renda, sustentabilidade e empoderamento para as comunidades. Exemplo disso são as agências operadas 100% por moradores locais, o espaço dedicado para entregadores (com banheiro, água e local para descanso) e a preocupação com o impacto ambiental. 40% das entregas já são realizadas por bicicletas ou carros elétricos – os últimos presentes em duas comunidades de São Paulo. Em desenvolvimento, um plano de créditos de carbono para as entregas realizadas em meios não-poluentes será direcionado para complementar o faturamento dos entregadores.
Com um modelo de negócio sólido, oferecendo estrutura padronizada e uma taxa de sinistro de 0%, a naPorta já conquistou clientes gigantes. A logtech também realizou o primeiro mapeamento de 100% de uma comunidade no Brasil, com a Favela dos Sonhos. Um resultado da parceria com o Google. No total, 5 comunidades já foram mapeadas, impactando 5 mil pessoas. Agora, a startup quer expandir ainda mais sua presença em São Paulo, no Rio de Janeiro e na região Sudeste – o objetivo é mapear 20 favelas e impactar 40 mil famílias. Com mais de 200% de crescimento mensal, a startup está pronta para escalar a solução e entregar mais acesso a outras comunidades pelo Brasil.