Invista em uma healthtech que desenvolveu uma plataforma web onde clínicas e hospitais podem gerir todo o ciclo de seus exames de imagem oftalmológicos e, através do uso de inteligência artificial, reduzir o tempo de análise, o custo e aumentar a precisão dos diagnósticos. Com o ecossistema proprietário com visão computacional da RedCheck, 60% a 85% dos exames tem dependência reduzida de um médico para confecção de laudos.
É estimado que as aplicações de IA em saúde serão um mercado com valor de mais de R$ 1 trilhão em 2026 – esse é o mercado onde a RedCheck atua. O Brasil conta com mais de 19 mil oftalmologistas no Brasil e o quarto maior orçamento de plano de saúde no mundo. Mais de 9 mil clínicas/hospitais que atendem oftalmologia são registradas no país.
Mais de R$ 35 bilhões ao ano são gastos em exames complementares no Brasil que correspondem a 20% dos custos dos planos de saúde no país. Uma boa proporção desses exames não mostram alterações e poderiam ter seu processamento agilizado com inteligência artificial.
A RedCheck é uma solução de manejo de exames de imagem oftalmológicos que, através do uso de IA e visão computacional, entrega laudos médicos a um preço inferior, reduz o prazo de entrega e aumenta a precisão dos diagnósticos. Ou seja: são benefícios de eficiência, econômicos e de saúde. A RedCheck já atende 56 clientes em 8 estados, tendo processado mais de 327.000 imagens, com um tíquete médio anual de R$ 11 mil.
Cada exame realizado gera receita para a startup e cada laudo terceirizado feito pela rede de médicos da healthtech gera de 10% a 50% de receita. O faturamento da RedCheck saltou mais de 3x entre 2020 e 2022, de R$ 44 mil para R$ 146 mil. Nos primeiros 8 meses de 2023, a startup já faturou R$ 129 mil.
As ações de crescimento da RedCheck atualmente são orgânicas: dentro das redes de hospitais/clínicas onde possuem convênios e da busca por novos grandes players do mercado para parcerias. O investimento em marketing na captação atual será o motor para a expansão da empresa partindo de grandes para médios serviços em saúde. Em até 2 anos o plano de expansão incluirá o mercado internacional, começando da América Latina em países como o Chile e o Uruguai. Seguido de mercados mais diversos como o México e os Estados Unidos.
A plataforma da RedCheck opera como um marketplace multilateral e escalável, com qualquer clínica podendo contratar laudos de terceiros ou a própria clínica fornecendo laudos para terceiros. Com o ecossistema proprietário com visão computacional aplicada da startup, é possível confeccionar laudos médicos a um preço inferior a tabela do SUS, reduzindo o prazo de entrega de 168h para, no máximo, 24h e com maior acurácia.
A RedCheck oferece uma plataforma web onde clínicas e hospitais podem gerir todo o ciclo de seus exames médicos de imagem na nuvem, com diversas ferramentas de Inteligência Artificial embarcadas. Além disso, há a possibilidade de terceirizar laudos através do marketplace, reduzindo o custo e tempo de entrega dos laudos de imagens médicas utilizando tecnologias assistivas e uma rede multilateral, sob demanda, de laudadores – garantindo escalabilidade financeira através de split tributário.
Na plataforma da RedCheck, os clientes podem sincronizar os exames capturados em suas máquinas automaticamente, garantindo o backup e um fluxo seguro que atende à LGPD. Os próprios médicos da rede podem fazer o diagnóstico das imagens seja pelo PC ou smartphone, utilizando ferramentas de IA (que vão desde localização de alterações em imagens médicas até filtros para melhorar a resolução das imagens). Após o diagnóstico, o paciente recebe automaticamente o laudo através de SMS, portal de resultados e e-mail, eliminando ou reduzindo a necessidade de impressão, diminuindo os custos. Todo o sistema da RedCheck é automaticamente integrado aos prontuários eletrônicos, utiliza IA proprietária de ponta-a-ponta e os pagamentos contam com split de pagamento automatizado – reduzindo a tributação.
O modelo de negócio da startup inclui três modalidades de receita: no Modelo SaaS o usuário utiliza o sistema para gerenciamento dos laudos pelos seus próprios médicos, numa estratégia freemium (começa gratuito e depois é cobrado); no modelo de participação, a cada laudo vendido na plataforma, utilizando split tributário, a RedCheck recebe uma comissão por cada exame; no futuro, as predições realizadas por inteligência artificial que já estão embarcadas na plataforma, poderão ser monetizadas com o intuito de fazer a triagem de exames normais. Mais de 9 mil clínicas/hospitais atendem oftalmologia no país, dos quais apenas 50 são clientes da RedCheck, o que diz muito sobre o potencial de negócio da empresa em relação ao marketshare.